Incêndios por sobrecarga e choques elétricos crescem no primeiro semestre
Este ano foi registrado 759 acidentes e 402 mortes, sendo que no primeiro semestre de 2020 foram mapeados 741 acidentes e 398 óbitos.
Para evitar riscos desnecessários, o principal é ter toda a fiação elétrica da residência devidamente protegida e bem instalada. Muitos dos incêndios e choques são resultados de instalações elétricas antigas e inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada e gambiarras com emendas malfeitas, além de falta de manutenção.
Além disso, na hora de reformas ou obras domésticas uma das ocorrências mais perigosas e comuns é encostar ou até mesmo aproximar ferragens ou ferramentas na rede de energia da rua, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis.
A aproximação com a fiação, não sendo preciso necessariamente tocar na rede elétrica, diretamente ou por meio de objetos, pode causar acidentes graves, como queimaduras e até a morte. É fundamental prestar atenção à distância entre o local onde se está trabalhando e a rede elétrica e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a Distribuidora. A orientação é buscar sempre profissionais especializados para realizar os serviços. Pedreiros, técnicos e pintores com experiência são familiarizados com as normas técnicas, regras de segurança e com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) fundamentais para todos os trabalhos.