Guaratinguetá: Motoristas do transporte público entram em greve
Os motoristas de ônibus de Guaratinguetá entraram em greve nesta terça-feira (3). Segundo o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, a adesão foi de 36 funcionários de 18 linhas que operam na cidade. Não há previsão do fim da paralisação.
Segundo o sindicato da categoria, uma das reinvindicações é o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Na última segunda-feira (2), uma paralisação prévia foi realizada. De acordo com o órgão, a Prefeitura iria comparecer em uma reunião com o sindicato, o que não aconteceu.
“Os trabalhadores da empresa Oceano estão sendo desrespeitados. Até agora, a Prefeitura não cumpriu a determinação judicial que prevê ser responsabilidade do poder público o aporte financeiro quando a empresa apresentar algum desequilíbrio financeiro, como é o caso da Oceano”, afirmou o presidente do Sindicato dos Condutores, Ronaldo Costa.
Já a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá alegou que os encargos trabalhistas dos funcionários do transporte público são de responsabilidade exclusiva da empresa de ônibus Oceano. Além disso, a gestão municipal afirmou que a greve é arbitrária e ilegal, e que não há pendências com a empresa, e que não participará de nenhuma reunião sobre o caso, dizendo que a responsabilidade dos benefícios é da empresa.
“A prefeitura esclarece ainda que a paralisação pelas razões alegadas se mostra abusiva, arbitrária e ilegal. Ressaltamos ainda que a empresa recebe tarifa diretamente do usuário, tendo assim a obrigação de cumprir com suas obrigações patronais”, afirma o comunicado.