julho 15, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

França: País frustra plano de suposto atentado terrorista contra Jogos Olímpicos

As autoridades francesas anunciaram, nesta sexta-feira (31), que frustraram um plano de ataque contra um estádio de futebol durante os Jogos Olímpicos Paris-2024 e que prenderam um jovem checheno supostamente envolvido nesta ação de “inspiração islamista”.

 

Imagem: Phil Riley/Pixabay

 

 

O Ministério do Interior afirmou que este é o “primeiro ataque frustrado contra os Jogos Olímpicos”, que acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto.

O jovem, de 18 anos, foi detido no dia 22 de maio em Saint-Etienne, no sudeste do país, e a Justiça decretou sua prisão preventiva no domingo por planejar, “em nome da ideologia jihadista da [organização] Estado Islâmico”, “ações violentas, em particular contra concentrações de torcedores”, segundo a Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT).

O suspeito, capturado pelos serviços de inteligência interna DGSI, “estava preparando ativamente um ataque contra o estádio Geoffroy Guichard” em Saint-Etienne, que sediará partidas de futebol durante o evento olímpico, disse o Ministério do Interior.

O suspeito “queria atacar os espectadores e as autoridades e morrer como mártir”, acrescentou esta fonte.

A França está em nível de alerta máximo antes dos Jogos Olímpicos, quando são esperados cerca de 10 milhões de visitantes e 10 mil atletas. Desde o início do ano, três ataques foram interceptados.