FCCR retoma atividades presenciais a partir de segunda (20) em São José dos Campos
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo retomará a partir da segunda-feira (20), as atividades presenciais. O retorno será gradual e marca um momento de otimismo entre gestores, aprendizes e orientadores artísticos que passaram bastante tempo se relacionando apenas por telas de computadores ou celulares.
Aos poucos, as apresentações em vídeos vão cedendo espaços às transmissões ao vivo, as conhecidas lives, que permitem a participação do público por meio do chat, o bate-papo virtual. Desde a última semana até o final deste mês, a FCCR transmitirá lives musicais e teatrais de quinta a sábado.
Cinquenta oficinas culturais do Programa Arte nos Bairros começam no próximo dia 20 para 400 aprendizes nas áreas de artes visuais, artesanato, cultura da infância, cultura da paz, cultura popular, literatura, dança, luteria, música e teatro. Ainda que com número reduzido de alunos, as casas de cultura reabrem suas portas.
“Pensamos em cada detalhe, desde a posição das cadeiras até a escolha das oficinas. Todas as casas de cultura estão adaptadas para esse retorno e eu estou muito contente em poder reabrir as turmas presenciais oferecendo segurança aos alunos e podendo dar continuidade ao nosso trabalho”, afirma a gestora Alexandra Rodrigues, da Casa de Cultura Lili Figureira, na região sudeste da cidade.
No Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich, as aulas dos cursos de gravura em metal, cerâmica, encadernação manual, xilogravura, aquarela e pintura passam a ser presenciais para os níveis avançados. Os demais estágios permanecerão no modo virtual até o final do ano.
Programas de formação
Programas de formação, como o Centro de Artes Circenses e a Cia Jovem de Dança também voltam ao presencial. “A gente descobriu coisas incríveis trabalhando online – um universo que eu nem sonhava que existia, mas confesso que desejo muito voltar ao presencial. A Companhia teve algumas oportunidades de fazer intervenções ao vivo, mas a aula com grandes saltos e piruetas ainda não aconteceu. A expectativa do retorno é enorme, eu e todo o elenco estamos muito ansiosos e com a corda toda”, disse o diretor Marco Sanches, da Cia de Dança.
A cultura não para e todas as atividades presenciais que estão sendo retomadas foram definidas conforme as estruturas dos espaços culturais e de forma a se ajustar às oficinas online existentes e que serão mantidas. Vale ressaltar que os espaços também se adaptaram aos protocolos sanitários, com os cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus.
Protocolos sanitários
. Turmas reduzidas de alunos
. Tapete sanitizante na porta de entrada
. Aferição de temperatura
. Uso obrigatório da máscara facial e do álcool gel nas mãos
. Objetos pessoais não devem ser compartilhados
. Bebedouros somente para encher a garrafa
. Espaçamento entre as cadeiras para evitar aglomeração
. Pessoas com sintomas de gripes ou resfriados devem ficar em casa