julho 15, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Farmácia Popular começa a oferecer 95% dos medicamentos de forma gratuita

O Programa Farmácia Popular está oferecendo gratuitamente dez novos tipos de medicamentos utilizados no tratamento de doenças como Parkinson, colesterol alto, glaucoma e rinite. Essa medida visa beneficiar cerca de 3 milhões de participantes do programa, proporcionando uma economia anual de até R$ 400 por pessoa.

 

Imagem: Arquivo Senado

 

 

Antes, esses medicamentos já estavam disponíveis no programa, mas os usuários precisavam pagar uma parte do valor. Com a mudança, 39 dos 41 itens distribuídos pela Farmácia Popular agora são totalmente gratuitos para a população.

Lista dos novos medicamentos gratuitos:

Colesterol alto:

Sinvastatina 10mg
Sinvastatina 20mg
Sinvastatina 40mg

Doença de Parkinson:

Carbidopa 25mg Levodopa 250mg
Cloridrato de benserazida 25mg Levodopa 100mg

Glaucoma:

Maleato de timolol 2,5mg
Maleato de timolol 5mg

Rinite:

Budesonida 32mcg
Budesonida 50mcg
Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

 

Confira a lista completa neste link: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular/arquivos/elenco-de-medicamentos-e-insumos.pdf

Para obter os medicamentos, os pacientes devem se dirigir a um estabelecimento credenciado, como farmácias e drogarias que exibem o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.

É necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto e o número do CPF, junto a uma receita médica válida emitida por médico do SUS ou particular.

Além dos medicamentos, o programa também subsidia tratamentos para diabetes, asma, hipertensão, anticoncepção e oferece fraldas geriátricas mediante prescrição médica para pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência comprovada.