maio 30, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Evento debate a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em São José dos Campos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A  AFAC – Organização Social de Cultura através do Parque Vicentina Aranha em parceria com a ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti e a Prefeitura de São José dos Campos, realizam virtualmente, de 26 a 29 de agosto a segunda edição do  Diálogos ODS, que traz a Educação para o Desenvolvimento Sustentável como tema.

Mas o que são ODS? A sigla ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Cúpula das Nações Unidas adotou uma agenda mundial sobre o Desenvolvimento sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.

Um desses objetivos é a educação de qualidade. As escolas hoje em dia são espaços para socializar, humanizar, ensinar, desenvolver senso crítico, valores e habilidades por isso o Parque incentiva as práticas dos ODS nas instituições a fim de provocar uma reflexão sobre como podemos contribuir para melhorar o mundo.

A programação começa Dia 26, quinta-feira, às 19h, com a participação de Jhonis Rodrigues,  Secretário de Educação SJC, Marcelo Manara, Secretário de Sustentabilidade e Urbanismo e Rachel Trajber, Doutora em Antropologia e Linguística sob a mediação de Ema Ely Salomão Bonetti idealizadora do CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti. Vamos discutir a importância dos ODS na escola e como a educação para o desenvolvimento sustentável pode contribuir para a formação de pessoas mais conscientes na construção de um mundo melhor.

Jhonis Santos, secretário de Educação e Cidadania da prefeitura de São José dos Campos comentou sobre o evento. “A participação no evento é importante para discutirmos a Educação como política pública de qualidade e referência no nosso município e todas as ações inovadoras que contribuem para a formação e desenvolvimento de nossos alunos para o exercício pleno da cidadania, que é missão da Secretaria de Educação e Cidadania de São José”.

 Confira a programação:

Dia 26, às 19h “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” com a participação de Jhonis Rodrigues,  Secretário de Educação SJC, Marcelo Manara, Secretário de Sustentabilidade e Urbanismo e Rachel Trajber, Doutora em Antropologia e Linguística sob a mediação de Ema Ely Salomão Bonetti idealizadora do CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti.

Dia 27, às 10h “Trilha Virtual” com Rogério Mazzeo – Cia das Árvores. Uma atividade ligada ao bem-estar físico e emocional que utiliza a natureza como instrumento de contemplação e instrução.

Dia 28, às 10h30, Cases de Sucesso: ODS na Educação com a participação de Instituições de Ensino, CECOI Célio Lemos, EMEF Mercedes Rachid Edwards, Colégio Poliedro e UNESP.

Dia 29, às 10h30 – Encerramento da 2° Edição do Diálogos com ODS com “Blues for  Africa sessions” com Adriano Grineberg e a participação especial de Graça Cunha.