julho 27, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Enem 2025: o que levar e o que evitar no dia da prova

Milhões de estudantes em todo o país farão neste domingo (9) o primeiro dia do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio). Para evitar contratempos, é importante saber exatamente o que é permitido e o que é proibido levar e fazer no local de prova.

Imagem: Reprodução

O que é permitido (e recomendado)

Documento de identificação:
É obrigatório apresentar documento original com foto, físico ou digital — como RG, CNH, e-Título ou CIN Digital — desde que emitido por órgão oficial e acessado pelos aplicativos oficiais (como o gov.br).

Caneta:
Apenas esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente será aceita.

Lanches e água:
São permitidos, mas passam por vistoria do chefe de sala. As embalagens não precisam ser transparentes, porém garrafas inteligentes ou digitais estão proibidas.

Cartão de confirmação:
Não é obrigatório, mas recomendado levar impresso, pois contém informações como local de prova e número de inscrição.

Declaração de comparecimento:
Caso precise comprovar presença, leve o documento impresso da Página do Participante e entregue ao chefe de sala para assinatura.

O que é proibido (e causa eliminação)

Equipamentos eletrônicos:
É proibido portar celulares, tablets, smartwatches, fones, calculadoras, pen drives e qualquer dispositivo eletrônico.

Materiais de escrita não permitidos:
Nada de lápis, borracha, régua, lapiseira, corretivo ou canetas que não sejam pretas e transparentes.

Acessórios de vestuário:
Itens como óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e gorros não podem ser usados durante a prova.

Materiais de consulta:
Livros, anotações, impressos ou manuais também estão vetados.

Relógios:
Tanto analógicos quanto digitais estão proibidos.

Procedimentos de segurança

Todos os itens proibidos — além de carteira, chaves e objetos pessoais — devem ser desligados, guardados no envelope porta-objetos, lacrados e colocados debaixo da carteira durante todo o exame.

Regra da redação

A folha de redação e o cartão-resposta devem ser preenchidos exclusivamente com caneta preta transparente.

Atenção aos horários (horário de Brasília)

  • Abertura dos portões: 12h

  • Fechamento dos portões: 13h (entrada proibida após esse horário)

  • Início das provas: 13h30

  • Término (1º dia): 19h