abril 25, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Dengue: bairros da zona sul, sudeste e distrito de São Francisco Xavier preocupam CCZ de São José dos Campos

Recente Análise de Densidade Larvária (ADL) indicou um aumento de 130% no registros de casos de dengue em São José dos Campos. Segundo dados coletados pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), 1091 notificações de dengue foram registradas na cidade até o momento.

O gerente do CCZ, Diego Amaral, informou ao Jornal da Tarde, da Rádio 012 News, que há uma atenção especial em bairros da zona sul, sudeste e no distrito de São Francisco Xavier.

“… não necessariamente, tem uma concentração de casos, mas no ponto de vista de encontrar criadouros com larva nos demanda uma atenção maior em elaborar políticas para que possamos evitar que esses criadouros se tornem mosquitos e esses mosquitos transmitam dengue”, diz Diego.

Imagem: Aqruivo/Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura concluiu a segunda ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2022, com o registro de 1,40 no IB (Índice Breteau). Ou seja, de acordo com o índice larvário, a cada 100 imóveis, foram encontrados 14 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti.

O número é 0,90 superior ao registrado no mesmo período de 2021, quando o índice foi de 0,50 – o índice recomendável é abaixo de 1. Independentemente deste resultado, com base na primeira ADL de 2022, realizada em janeiro, a Prefeitura já havia intensificado as ações de prevenção e controle nas regiões que tiveram o maior aumento no IB.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

As ADL’s, que são realizadas quatro vezes no ano, uma a cada trimestre, são importantes para nortear as ações de combate ao Aedes Aegypti, entre elas, as visitas dos ACE’s aos imóveis.

Agentes do CCZ também encontram resistência por parte de alguns moradores diante das vistorias feitas nas residências, um detalhe que atrapalha a condução dos trabalhos, como explica o gerente do CCZ.

“Infelizmente, ainda encontramos dificuldades de entrar em alguns imóveis. Há recusas, no mínimo, mal educadas para com os nossos agentes”, diz Diego.

-Leia mais: Casos de dengue aumentam 113,7% nos quatro primeiros meses de 2022

-Leia mais: Bairros da Costa Sul de São Sebastião concentram 86% dos casos de dengue

O gerente do CCZ reforça que os agentes estão devidamente uniformizados e com crachás de identificação, mas a população pode esclarecer qualquer dúvida ao ligar para os telefones (12) 3931-2292 e 3933-7586

A população também pode consultar o registro dos profissionais no site da Prefeitura.

“Dez minutinhos na semana, faça uma vistoria no seu quintal. Não basta apenas o poder público fazer a parte dele e o cidadão também não auxiliar”, reforça Diego.

Dia “D”

No próximo sábado (21), das 8h às 14h, a prefeitura de São José dos Campos irá realizar o Dia “D” Contra a Dengue. Trata-se de um grande mutirão em parceria com outras instituições para conscientizar a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Já na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), os ACE’s (Agentes de Combate às Endemias) devem visitar cerca de 23 mil imóveis da região para identificar possíveis criadouros do mosquito e os moradores possam colocar esses objetos na frente de suas residências no sábado, quando os caminhões da Operação Casa Limpa irão auxiliar no recolhimento.