maio 16, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Defesa Civil Estadual alerta para ventos fortes nos próximos dias no Litoral Norte

A Defesa Civil Estadual emitiu nesta quarta-feira (21) um alerta de mau tempo para toda a área do Litoral Norte de São Paulo nos próximos dias. A previsão é que podem ocorrer rajadas de vento de até 75 km/h.

O alerta é de que os ventos fortes ocorram entre às 21h desta quinta-feira (22) e às 21h de sexta-feira (23).

Diante deste cenário, a Defesa Civil Estadual recomenda evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.

Foto: Alexandre Meneghini / Reuters

A estação da primavera chega com temporais em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nesta quinta-feira, (22) a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul, que irá favorecer a ocorrência de fortes rajadas de vento, principalmente sobre o litoral, nas áreas de serra e no centro-sul do Rio Grande do Sul, variando entre 80 a 100 km/h.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há risco de chuvas intensas em parte do estado de São Paulo, incluindo a região do Vale do Paraíba para os próximos dias.

De acordo com o Instituto, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Em parte do estado, o Inmet emitiu um alerta para chuvas de granizo e ventos de até 100km/h, que podem atingir os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

Segundo o órgão, a região deve enfrentar chuvas fortes que podem provocar transtornos em cidades da região. A capital paulista está fora do alerta, mas há o risco de granizo.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores destas cidades não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas.

Outras regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste também estão sob alerta de granizo, como o triângulo mineiro, o sul de Goiás, centro fluminense e demais regiões do estado de São Paulo. No entanto, nestes locais, o Inmet emitiu um alerta indicando que os ventos devem ser menos intensos, chegando até 60 km/h.

Em termos de impacto, a ocorrência de altos acumulados de chuva e ventos intensos pode provocar diversos transtornos para as distribuidoras de energia elétrica, ocasionando no aumento do número de ocorrências e, consequentemente, da interrupção de energia para a população.

No caso das transmissoras, as rajadas de ventos muito intensas podem ocasionar a queda de torres ou ainda o desligamento da linha em função do impacto nos próprios cabos