fevereiro 21, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Defesa Civil de São José recebe reconhecimento federal

A Defesa Civil de São José dos Campos recebeu reconhecimento do governo federal por adotar boas práticas para a população.

O Ministério do Desenvolvimento Regional destacou e certificou os mascotes Zé Garoa da Operação Verão e Dona Brasa da Operação Estiagem no eixo temático Iniciativas para as Comunidades.
Eles foram criados pela Prefeitura com o objetivo de interagir com a comunidade, dando dicas para os munícipes. Foram elaboradas cartilhas, que estão disponíveis no site da Administração municipal.

O Zé Garoa orienta sobre como agir em casos de chuvas fortes, trovões e raios e a Dona Brasa, sobre como atuar para evitar queimadas e incêndios.

Cases de sucesso

Os dois mascotes joseenses e as Operações Verão e Estiagem foram incluídos em um grupo de 78 iniciativas de sucesso promovidas por órgãos estaduais e municipais de Defesa Civil de todo o país e que integram o Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil lançado pelo Ministério do Desenvolvimento.

O objetivo do governo federal é que estas ações sejam replicadas por governos municipais e estaduais de todo o país.
As iniciativas foram organizadas com base nos seguintes temas: Capacitação, Gestão Sistêmica, Mapeamento de Áreas de Risco, Núcleos Comunitários, Defesa Civil na Escola, Monitoramento e Alerta, Iniciativas para as Comunidades e Planos de Contingência.

Para o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, coronel Alexandre Lucas, o Banco de Boas Práticas é uma importante ferramenta para a troca de conhecimentos entre agentes de Defesas Civis de todo o Brasil.

“O Banco de Boas Práticas propicia a todos os profissionais das Defesas Civis estaduais e municipais a oportunidade de conhecer o que tem sido feito de bom em outros locais e aplicar nas suas próprias localidades”, afirmou.

“Esta ferramenta será importante para melhorarmos as políticas públicas relacionadas à proteção e Defesa Civil”, completou.

Capacitação constante

A Prefeitura tem investido na capacitação constante dos agentes da Defesa Civil e voluntários da comunidade e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimorar cada vez mais o atendimento à população.

A equipe é formada atualmente por 25 agentes e 170 voluntários treinados.