junho 22, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Defesa Civil de Ilhabela alerta sobre presença de ‘caravelas-portuguesas’

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

A Defesa Civil de Ilhabela registrou na última terça-feira (28) na praia do Pinto, região Norte do arquipélago, a presença de caravelas-portuguesas, muito confundidas com águas-vivas.

Esses animais são perigosos e possuem tonalidades azuladas, róseas ou mesmo arroxeadas. As caravelas-portuguesas têm um aspecto curioso que se assemelham (daí o nome) às antigas embarcações portuguesas, o que gera a curiosidade de adultos, mas acima de tudo, crianças.

Elas costumam ser as principais vítimas e o contato na região torácica de crianças ou de doentes cardíacos com as toxinas do animal pode causar arritmia cardíaca. E, em casos mais grave, parada cardiorrespiratória, que pode levar à morte.

O surgimento da espécie é bem comum nesta época do ano e ocorre por causa da correnteza marítima. O contato com a caravela-portuguesa é altamente perigoso. Ela oferece grande risco, mesmo depois de morta, pois pode causar queimaduras de até 3º grau, devido aos seus tentáculos, que liberam uma substância extremamente urticante

Segundo a Defesa Civil, caso tenha contato com o animal, procure ajuda médica o mais rápido possível.

This will close in 0 seconds