Defesa aponta risco de morte súbita e pede prisão domiciliar a Roger Abdelmassih
A defesa de Roger Abdelmassih, ex-médico condenado a mais de 173 anos de prisão por estupro de pacientes, solicitou à Justiça a conversão da pena em prisão domiciliar, alegando grave risco à saúde e possibilidade de morte súbita.
Atualmente detido na Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como o “presídio dos famosos”, Abdelmassih tem 82 anos. O pedido ainda será analisado pela magistrada responsável pelo caso.

Laudos médicos e agravamento do quadro clínico
O primeiro requerimento foi protocolado em novembro e reforçado em dezembro, após a juntada de laudos médicos que indicam quadro clínico complexo. Segundo a defesa, o detento apresenta cardiopatia isquêmica grave, hipertensão, insuficiência cardíaca, histórico de infarto, AVC recente, infecção por HIV, broncopatia, depressão e câncer de próstata, além de estar incluído em cuidados paliativos.
Exames recentes também apontam novas obstruções coronarianas significativas, alto risco de arritmias, possibilidade de implante de marcapasso e risco elevado de morte súbita.
Estrutura prisional é questionada
No pedido, os advogados sustentam que o sistema prisional não dispõe de estrutura adequada para atender emergências médicas complexas, especialmente de natureza cardiovascular, citando relatórios oficiais sobre limitações de atendimento hospitalar nas unidades prisionais. A defesa informou que aguarda a decisão da Justiça.
Histórico do caso
Considerado por anos um dos principais especialistas em reprodução humana do país, Abdelmassih foi condenado em novembro de 2010. Ele não foi preso imediatamente após a condenação por força de um habeas corpus do STJ, que lhe permitiu responder em liberdade.
Em janeiro de 2011, a decisão foi revogada após o ex-médico tentar renovar o passaporte, o que levantou suspeita de fuga. Com a prisão decretada e o não comparecimento, ele passou a ser procurado até ser preso em 2014, no Paraguai. Em maio de 2011, o Cremesp cassou definitivamente o registro profissional de Roger Abdelmassih.
