maio 20, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

CSI ajuda Guarda Civil e Polícia Militar a recuperar carro roubado

gcm - adenir britto
Foto: Reprodução – PMSJC – Adenir Britto

A Guarda civil (GCM) em conjunto com policiais militares (PM) de São José prenderam, na manhã de hoje, 9, um homem suspeito de ter roubado um carro poucas horas antes.

As forças (GCM, PM) que atuam de forma integrada no CSI (Centro de Segurança e Inteligência) avisaram as equipes operacionais sobre a ocorrência.

Após o percurso do veículo ser monitorado pelas novas câmeras inteligentes, o suspeito foi detido na Vila São Bento, na região central.

O carro foi devolvido ao proprietário e o suspeito ficou à disposição das autoridades.

O CSI implantado em 6 de abril, conta com mil novas câmeras espalhadas por toda a cidade.

A Prefeitura disponibilizou minicentrais do CSI para as forças de segurança instalarem em suas sedes, o que têm contribuído nas investigações e soluções de homicídios, furtos e roubos de veículos, entre outros crimes.

A implantação do CSI e a instalação das novas câmeras integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.

São José também possui um sistema integrado de monitoramento de trânsito e segurança pública com radares e câmeras com tecnologia OCR (leitura de placas) em todas as regiões do município.

Além da fiscalização do trânsito, esses portais de segurança com tecnologia OCR permitem, por exemplo, a identificação de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.

Os dados são acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e demais forças de segurança.

Os portais de segurança ajudaram São José a registrar em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.

Nos sete primeiros meses de 2021, os casos de roubos e furtos de veículos em 2020 tiveram redução de 66% na comparação com 2016, ano anterior à implantação do programa São José Unida.