Cristiano Zanin marca para 25 de março julgamento de Bolsonaro e suspeitos de golpe de estado
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Cristiano Zanin, marcou para os dias 25 e 26 de março, o julgamento dos denunciados pela PGR sob suspeita de golpe de estado, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Este julgamento pode torná-los réus.
Ao todo, serão três sessões. Dessa forma, os ministros julgam o recebimento da acusação durante a manhã e a tarde de 25 e a manhã de 26 de março.
Bolsonaro e os outros 33 indiciados foram acusados de praticar os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e participação em uma organização criminosa.
Entre os acusados, estão o deputado federal Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e vice na chapa de Bolsonaro em 2022, Walter Braga Netto, entre outros.
A defesa de Jair Bolsonaro considera “inadmissível que um julgamento que envolve um ex-presidente da República não ocorra em tribunal pleno”. Em comunicado, os advogados afirmam que “a necessidade deriva da Constituição Federal e do Regimento Interno dessa Suprema Corte”.