Construção civil cresce 4,1% em 2024; Vale do Paraíba e Litoral Norte se destacam com novas oportunidades para 2025
O setor de construção civil cresceu 4,1% em 2024, e para 2025, as expectativas continuam positivas no Vale do Paraíba e no Litoral Norte, com previsão de alta de 2,3%, segundo o relatório de Desempenho da Construção Civil e Perspectivas, divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O crescimento é estimulado por fatores como a retomada do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e iniciativas regionais, como a ‘Casa Paulista’ e a ‘Casa Joseense’, que fortalecem o setor habitacional.
De acordo com Maria Rita Singulano, presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), o Vale é um território promissor para a construção civil, com cidades em plena expansão. “O Vale do Paraíba tem grande potencial no setor da construção civil, com cidades como São José dos Campos já consolidando sua posição de destaque, além do crescimento de municípios como Jacareí e outras no Litoral Norte. A expectativa para 2025 é de muita prosperidade, pois é um setor que não só gera empregos, mas também atende à necessidade fundamental de habitação para as pessoas”, afirma Maria Rita.
Além disso, o setor desempenha um papel fundamental na economia, especialmente em regiões em desenvolvimento como a RMVale. Para Maria, a geração de empregos e a execução de projetos habitacionais são prioridades. “Hoje contamos com programas importantes como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, além da ‘Casa Paulista’ e da ‘Casa Joseense’, que são cruciais para atender as necessidades da população e fomentar o mercado imobiliário local”, acrescenta.