Cidades da RMVale promovem vacinação contra Poliomielite e Multivacinação
As cidades da Região Metropolitana do Vale (RMVale) aderiram, a partir desta segunda-feira (8), à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, do Ministério da Saúde.

O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Da RMVale, até o momento desta publicação, informaram adesão à campanha, com serviços à população, as prefeituras de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caraguatatuba, Ubatuba, Tremembé e Santo Antônio do Pinhal. Para acessar os locais e horários de vacinação, basta clicar nos links.
As campanhas vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas contra o novo coronavírus poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
A campanha de vacinação
As vacinas disponíveis na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.
