Cerca de 800 trabalhadores da Volkswagen entram em férias coletivas na fábrica de Taubaté
Cerca de 800 trabalhadores da fábrica em Taubaté da Volkswagen em Taubaté entram em férias coletivas a partir desta segunda-feira (8). De acordo com o sindicato e confirmada pela montadora, a ação é motivada pela falta de semicondutores para a produção.
A previsão é de que as férias coletivas se estendam até o dia 26 de agosto.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a montadora suspendeu a produção por falta de peças no último dia 22 de julho, mesmo dia em que o aviso de férias coletivas foi protocolado.
Em Taubaté, a Volkswagen produz os veículos Gol e Voyage. A partir de 2023, a unidade se prepara para produzir o Polo Track e iniciar um novo ciclo na plataforma modular MQB.
Há previsão ainda de outro modelo a ser produzido na fábrica de Taubaté partir de 2025.
Escassez de semicondutores
Os semicondutores são matéria-prima para a produção de chips usados nos mais diversos aparelhos eletrônicos, como smartphones, videogames e computadores. Nos últimos anos, sua utilização nos veículos também cresceu. Hoje, um modelo SUV de médio porte, como o Volkswagen Taos, tem cerca de 300 chips, segundo a fabricante.
A origem da escassez dessa matéria-prima está na desaceleração das produções de veículos no ano passado e o aumento na venda de eletrônicos, no período inicial da pandemia.
Em um relatório divulgado em janeiro, a agência de classificação de risco Fitch Ratings citou expectativas de que os problemas de fornecimento continuem por alguns meses e se dissipem no segundo semestre deste ano.
