julho 21, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Caraguatatuba: Royalties registram queda superior a R$ 20 milhões no início de 2026

Caraguatatuba registrou uma redução superior a R$ 20 milhões na arrecadação de royalties nos primeiros meses de 2026, segundo dados divulgados sobre os repasses recebidos pelo município.

A queda atinge diretamente uma das principais fontes de receita da cidade e acende alerta sobre os impactos no orçamento municipal ao longo do ano.

Imagem: Reprodução

Royalties do petróleo seguem como importante fonte de receita

Os royalties são valores pagos aos municípios produtores ou impactados pela cadeia do petróleo e gás natural.

No Litoral Norte, cidades como Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela dependem significativamente desses repasses para investimentos em áreas como:

  • infraestrutura;
  • saúde;
  • educação;
  • mobilidade urbana;
  • serviços públicos.

Queda acompanha cenário do mercado internacional

Especialistas apontam que oscilações no preço internacional do petróleo, além de mudanças na produção e distribuição dos repasses, influenciam diretamente os valores recebidos pelos municípios.

A redução registrada em Caraguatatuba acompanha um cenário de instabilidade econômica e variações no setor energético nos primeiros meses de 2026.

Prefeitura acompanha impacto nas contas públicas

Apesar da queda nos repasses, a administração municipal segue monitorando os efeitos nas contas públicas e no planejamento orçamentário da cidade.

Os royalties representam parcela importante da arrecadação municipal e costumam influenciar diretamente investimentos e execução de obras públicas.

Municípios do Litoral Norte dependem dos repasses

Cidades do Litoral Norte de São Paulo historicamente mantêm forte relação econômica com os recursos provenientes do petróleo.

Por isso, oscilações nos valores dos royalties costumam gerar reflexos no equilíbrio financeiro das prefeituras e nos investimentos previstos ao longo do ano.