outubro 12, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Caraguatatuba inicia em 1º de outubro campanha de multivacinação

Divulgação: PMC
Divulgação: PMC

Por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba (SP) realiza, de 1º a 29 de outubro, uma campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de zero a 15 anos.

A campanha está focada na proteção contra doenças imunopreveníveis como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, hepatites e HPV. Ela também irá auxiliar na ampliação da cobertura vacinal no município.

Todas as vacinas, específicas para crianças e adolescentes, estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto Tabatinga, durante todo período da campanha, de segunda a sexta-feira.

É importante ressaltar que, por conta dos feriados e pontos facultativos, o horário de funcionamento das unidades de saúde pode ser alterado. Consulte.

Segundo a Secretaria de Saúde, os pais e responsáveis que não tiverem a disponibilidade durante os dias da semana poderão levar as crianças e os adolescentes para se vacinarem no dia D da campanha. Ele será realizado em 16 de outubro (sábado), das 8h às 17h.

Capacitação para profissionais das salas de vacina

Técnicos e auxiliares de enfermagem que estejam atuando nas salas de vacina das unidades de saúde passarão por uma capacitação, promovida pela Vigilância Epidemiológica, nesta semana.

Ao todo, serão 40 profissionais distribuídos em dois dias (28 e 29 de setembro). De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria deles foi contratada recentemente para a campanha de vacinação contra a Covid-19, por isso, há a necessidade da capacitação.

Com a capacitação, a pasta espera padronizar o serviço. Uma espécie de reciclagem para os antigos e aprendizado dos novos.

Intervalo entre vacinas de Gripe e Covid não será mais necessário

Na segunda-feira (27), segundo o Ministério da Saúde, um estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluiu que não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo. O Ministério da Saúde vai acabar com a necessidade do intervalo de 14 dias entre a aplicação das vacinas da gripe e da Covid.

A mudança vai entrar em vigor quando o Ministério da Saúde divulgar a nota técnica.