Câmara de Taubaté aprova vagas de estacionamento exclusivas para autistas
A Câmara de Taubaté aprovou em votação na sessão parlamentar desta terça-feira (3) um projeto de lei que prevê vagas específicas para autistas em estacionamentos públicos.
A proposta, apresentada pelo vereador Jessé Silva (PL), destaca que as vagas deverão ser sinalizadas e em número equivalente a 2% do total, garantindo no mínimo uma vaga no espaço.
Como justificativa, o parlamentar afirmou que pelo fato de pessoas com transtorno do espectro autista terem dificuldades de lidar com espaços lotados e barulhentos, o transporte público passa a ser um meio inviável de locomação, sendo necessária a utilização de carros particulares, de familiares ou de cuidadores.
“Especialistas alegam que o indíviduo com autismo costuma ser impaciente, principalmente em locais com muitas pessoas, tais como mercados, hospitais e escolas, ainda mais quando ele precisa esperar. Eles têm dificuldades em conviver em espaços lotados(…)”, destacou Jessé.
O projeto agora, após aprovação da casa legislativa, vai até o prefeito José Saud (MDB) para que seja sancionado e se torne lei.