abril 23, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Câmara de Taubaté adia votação que libera realização de rodeios na cidade

Foi adiada a votação da proposta que prevê a liberação de rodeios em Taubaté. O pedido de adiamento foi realizada pelo próprio autor Alberto Barreto (PRTB).

O Projeto de Lei Complementar nº 26/2022 era o segundo item da pauta da sessão ordinária desta terça-feira (27).

Vereador Alberto Barreto (PRTB) durante a sessão desta terça-feira (27). Foto: Reprodução/Tv Câmara Taubaté

A proposta acaba com a proibição de rodeios em Taubaté, que está em vigência desde março de 2018, por força da Lei Complementar 427, de autoria do então vereador Bilili de Angelis.

De acordo com a assessoria do vereador, o adiamento foi necessário para que a proposta ainda seja votada neste ano, diante do fato de outro parlamentar ter pedido o adiamento do projeto por 10 sessões, indo para o ano que vem.

“Só se pode pedir um adiamento, sabendo disso, o Alberto pediu por uma sessão e aí o projeto será votado ainda esse ano. Como ele é autor do projeto, o seu pedido de adiamento tem mais valor”, disse a assessoria do vereador a Rádio 012 News.

Protocolado no dia 13 de setembro, o Projeto de Lei Complementar teve parecer favorável da Comissão de Justiça e
Redação e da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais, sendo concluído no dia 22 de setembro.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

No projeto, o autor alega que a Constituição Federal estabelece que “não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais”, e que uma lei federal de 2016 reconhece o rodeio como manifestação cultural nacional.

O vereador ainda argumenta que há dois peões de Taubaté, os irmãos gêmeos Alan e Alisson de Souza, que são destaques em torneios internacionais e “impedidos de praticar o esporte na própria cidade natal, por uma restrição ilegal e inconstitucional de nossa legislação”.

A proposta precisa passar por duas votações para depois seguir para a sanção do prefeito José Saud (MDB), que pode torná-la lei na cidade ou vetá-la.

Proibição dos rodeios na cidade

A realização de rodeios em Taubaté está proibida desde 2018, por força da Lei Complementar 427, de autoria do então vereador Bilili de Angelis.

Dois projetos, que buscavam liberar a prática do rodeio na cidade, foram apresentados nos anos de 2016 e 2017 na Câmara de vereadores, mas arquivados após pressão de ativistas da causa animal.

Em 2018, manifestantes contrários e favoráveis à liberação dos rodeios na cidade participaram de uma audiência pública realizada pela Câmara. Naquele ano, em março, os vereadores aprovaram um projeto que liberava a realização de eventos como feiras agropecuárias e leilões de animais no município, mas mantiveram a proibição aos rodeios.