Brasil vence China e conquista ouro inédito no goalball masculino
O Brasil fez história ao conquistar a inédita medalha de ouro no goalball masculino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O time subiu ao lugar mais alto do pódio após vencer a China por 7 a 2, nesta sexta-feira, no Makuhari Messe Hall C. Os gols do título do capitão da equipe, Romário (1); Parazinho (3) e Leomon (3).
Na modalidade, com a equipe masculina, o país só não havia conquistado a medalha dourada em Jogos Paralímpicos – foi prata em Londres’2012 e o bronze na Rio’2016.
É a 20ª medalha de ouro brasileira na capital japonesa, o que deixa o país a um ouro de igualar a melhor campanha em uma Paralimpíada: os 21 ouros conquistados em Londres’2012.
Em Tóquio, o Brasil também já alcançou a histórica marca de 100 medalhas de ouro na história dos Jogos Paralímpicos, após a vitória do fundista Yeltsin Jacques na prova dos 1.500m.
A campanha dourada do Brasil em Tóquio contou com seis vitórias e apenas uma derrota. Na fase preliminar, os brasileiros golearam a Lituânia (11 a 2) – ouro nos Jogos do Rio em 2016 – na estreia.
O único tropeço veio na sequência, ao perder para os EUA (8 a 6). O terceiro jogo da primeira fase foi o triunfo diante da Argélia (10 a 4). A equipe fechou a classificatória da competição ao passar pelo Japão (8 a 3).
Nas quartas de final, o time verde e amarelo eliminou a Turquia (9 a 4) e, na semifinal, despachou a Lituânia (9 a 5).