julho 22, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Boliche para todos. Do entretenimento à inclusão social

Foto: 012 News
Foto: 012 News

Em uma das épocas mais difíceis para o empresariado brasileiro, por conta da pandemia da Covid-19, uma empresa em Taubaté está em vias de completar dois anos de existência, superando dificuldades financeiras em um segmento que atende à uma busca frenética dos cidadãos: o entretenimento com segurança. A YEX! Boliche e Steakhouse de Taubaté, que foi inaugurada em 12 de Setembro de 2019, longe ainda da pandemia, teve que suportar a pressão do fechamento do comércio, mas superou as dificuldades.

Para sabermos mais sobre a empresa, a Rádio 012 News entrevistou o proprietário da casa, Caio Vila Nova, que já possui uma unidade em São José dos Campos, nas dependências do Vale Sul Shopping, há exatos nove anos.

“Nós temos, o que eu chamo de um centro de entretenimento, tanto com o boliche quanto o restaurante. As pessoas buscam o Yex! para se divertir numa confraternização de empresas, um jantar ou mesmo aniversários. Somos uma casa pensada na família, e também temos o espaço Kids para quem tem crianças de até 10 anos de idade. Temos recreadores treinados para brincar, cantar com as crianças, além do boliche, a gastronomia e jogos eletrônicos, todos pensados pra família toda”.

Além de ser um espaço de entretenimento, a Yex! promove um esporte de interesse mundial, e que possui importantes representantes brasileiros no topo da modalidade.

”O Brasil está muito bem representado internacionalmente no boliche, que ‘bateu na trave’ para virar esporte olímpico em Tóquio. No último Pan-Americano o país foi medalha de prata, com Marcelo Suartz que também foi ouro no penúltimo Pan, inclusive, o Marcelo já jogou com a gente em São José”.

Em São José, a Yex! promove semanalmente torneios, sempre às terças-feiras, às 19h30, onde qualquer pessoa pode participar. Já na Taça São José dos Campos, o atleta precisa estar filiado a um Clube, e para isso, a empresa oferece todo o apoio aos praticantes.

“Aqui temos uma Liga que tem jogos toda a semana, temos um clube de boliche que é filiado à Federação Paulista de Boliche (FPBOL), para cuidar dos atletas. Organizamos essa liga semestralmente e aqui temos a Taça São José dos Campos, onde recebemos clubes de todo o estado, nas modalidades masculino e feminino”.

Caio destacou que a Yex! foi a última unidade no país a trazer um equipamento de alto padrão para o boliche nacional.

“O equipamento possui 2.000 m², entre o boliche e as demais áreas do espaço, incluindo o restaurante. Todo material utilizado para a montagem do boliche é importado dos EUA, com equipamentos de ponta para dar padrão de jogo oficial, que é definido pelo tamanho das pistas, o tamanho do ‘aprroach’ (área de arremesso), entre outros detalhes”.

Para garantir o retorno seguro dos clientes, a casa investiu em protocolos sanitários, que segundo o proprietário, devem se tornar padrão nas duas unidades.

“O principal desafio começou antes da pandemia, pois começamos o projeto com um cardápio digital, com tablets. Para higienizar esse equipamento é muito mais prático do que em um cardápio de papel. Temos os tablets em todas as mesas e pistas, com higienização super simples, e temos os protocolos para higienizar mesas, bolas de boliche, deixando sempre disponível o álcool em gel. Mesmo com a capacidade de clientes, que aumentou para 80%, continuamos com todos os protocolos de segurança no boliche e no restaurante. Acho que isso é pra sempre, mesmo com o fim da pandemia devemos continuar com os protocolos”.

“BATEU NA TRAVE”

O boliche ficou entre os 10 finalistas de novas modalidades que poderiam estrear nos jogos olímpicos de Tóquio 2020, o mesmo aconteceu em Atlanta 1996. Agora, a World Bowling, confederação mundial de boliche que reúne 140 países, lançou uma petição online para que a modalidade seja incluída nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Caio Vila Nova aposta muito no boliche como esporte olímpico, principalmente pela questão da inclusividade.

“Nos EUA, temos torneios de cadeirantes com atletas que fazem partidas perfeitas com doze strikes! Eu também recebi alguns atletas do Hospital Próvisão com até 100% de deficiência visual. Eles já eram atletas do futebol (Futebol de 5), vieram jogar na pista, foram evoluindo e fizeram até strike. Presenciar deficientes visuais jogando bem, isso para mim é romper qualquer barreira. Além disso, o boliche é um torneio pra vida. Diferente do futebol, que aos 40 anos o atleta já precisa parar, com o boliche você só vai melhorando. Os torneios seniors são muito disputados, muito fortes. É mesmo um esporte realmente para a vida inteira”.

As duas unidades da Yex! Boliche & Steak House abrem todos os dias às 12h, de domingo à quinta-feira e funcionam até às 22h; de sexta-feira e sábado, o serviço segue até à meia-noite.

Yex! Boliche & Steak House – ValeSul Shopping – São José dos Campos – SP
(12) 97404-4683

Yex! Boliche & Steak House – Via Vale Garden Shopping – Taubaté – SP
(12) 97407-6267

Por: Marcelo Rocha