Balão de 18 metros é resgatado pela Polícia Ambiental em Monteiro Lobato
Na manhã do último sábado (25), a Polícia Militar Ambiental resgatou um balão de 18 metros próximo à Estrada Rio do Peixe, no município de Monteiro Lobato. Na operação, cinco pessoas foram detidas.
Após denúncia anônima, três equipes do policiamento ambiental deslocaram para a região e encontraram o balão. Junto dele, estava também uma bandeira, medindo 30 metros de comprimento.
O balão caiu às margens da estrada, em uma área de mata. Foram presas quatro pessoas adultas e um menor de idade, que estavam tentando recuperar o balão.
Um dos indivíduos inclusive já havia sido preso pela PM Ambiental pela mesma prática, mas na cidade de Pindamonhangaba. Neste caso, a ocorrência foi apresentada no distrito policial de São José dos Campos.
Pela polícia ambiental, os cinco apreendidos em Monteiro Lobato receberam multa e foram autuados em 50 mil reais. O grupo também teve dois carros apreendidos. Segundo a polícia, o balão encontrado, por sua vez, será destruído em data oportuna, no aterro sanitário.
O ato de soltar balões é crime, além de provocar risco ao espaço aéreo. A prática de soltura de balão é um dos tipos, o que pode levar a detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou.
Segundo o artigo 42 , da Lei de Crimes Ambientais, é crime “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”.