outubro 21, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Aposentados e pensionistas do INSS têm até sexta-feira (14) para contestar descontos indevidos

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até sexta-feira (14) para contestar descontos indevidos realizados em seus benefícios. O prazo vale para segurados que identificaram cobranças de entidades associativas sem autorização.

Desde a abertura do sistema, em maio, mais de 5,9 milhões de contestações foram registradas. O objetivo é permitir que o segurado recupere valores descontados indevidamente e garanta o ressarcimento direto na conta.

Imagem: Reprodução

Como contestar descontos no INSS

O processo é gratuito e pode ser feito de três maneiras:

  • Aplicativo ou site Meu INSS: opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;

  • Central 135: atendimento gratuito, de segunda a sábado, das 7h às 22h;

  • Agências dos Correios: mais de 5 mil unidades oferecem suporte presencial.

No Meu INSS, basta clicar em “Não autorizei o desconto” para abrir a contestação. Após o registro, a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Se não houver retorno, o sistema libera automaticamente a adesão ao acordo de devolução.


Devoluções já somam R$ 2,4 bilhões

De acordo com o Governo Federal, R$ 2,4 bilhões já foram devolvidos a 3,6 milhões de beneficiários — o equivalente a 75,3% dos aposentados e pensionistas aptos ao ressarcimento.
O valor é depositado diretamente na conta do segurado, corrigido pelo IPCA e sem necessidade de ação judicial.


Prazo final e adesão ao acordo

O prazo para contestar os descontos termina em 14 de novembro, mas a adesão ao acordo de ressarcimento seguirá disponível.

Como aderir pelo Meu INSS:

  1. Acesse com seu CPF e senha;

  2. Vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”;

  3. Role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.

Atenção: não é possível aderir ao acordo pela Central 135.


INSS alerta para golpes

O INSS reforça que não envia links, mensagens ou e-mails pedindo dados pessoais. O órgão não cobra taxas e não utiliza intermediários para o processo.

Toda a comunicação é feita exclusivamente pelos canais oficiais:

  • Aplicativo Meu INSS;

  • Site gov.br/inss;

  • Central 135;

  • Agências dos Correios.