maio 19, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Após adiamento, Festa Literomusical acontece em São José dos Campos

festa-literomusical-capa
Foto: Reprodução/ FLIM

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, o Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos recebe, presencial e virtualmente, a 7ª edição da Festa Literomusical (FLIM). Considerada o maior evento do gênero do Vale do Paraíba, a festa é um dos principais festivais do interior paulista.

A primeira edição da FLIM ocorreu em 2014. Por ela, já passaram nomes de grande reconhecimento, como Arnaldo Antunes, Tom Zé, Mia Couto e Conceição Evaristo. Por isso, rapidamente tornou-se um dos eventos mais esperados da região. Acompanhe a reportagem completa:

A festa volta este ano com uma programação híbrida. Inclui shows, mesas literárias, lançamento de livros e obras dos mais variados gêneros e intervenções presenciais. Com o tema “baila – o corpo que lê”, a 7ª edição tem curadoria da escritora Caroline Rodrigues.

Programação

Foto: Divulgação/ Danilo Ferrara

A Festa Literomusical 2021 começa no dia 17, às 19h, com a mesa online “Palavra, mito e mundo: quando a dança começou”. Conduzida pela escritora e jornalista Semayat Oliveira, tem participação do escritor, ambientalista e pesquisador tapuia, Kaká Werá, do ator, compositor, poeta e pesquisador de línguas africanas, Tiganá Santana, e da Companhia Jovem de Dança de São José dos Campos.

O tradicional show de abertura fica por conta de Letrux, cujo último álbum foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Língua Portuguesa. O show será feito em transmissão ao vivo nas redes sociais do Parque Vicentina Aranha.

Dia 18/09

Foto: Divulgação/ Danilo Ferrara

O dia 18 começa às 10h, com a poeta e atriz MC Roberta Estrela D’Alva. Ela conduz o encontro online entre o vocalista do BaianaSystem, Russo Passapusso, a poeta bicampeã brasileira de Slam, Luz Ribeiro, e o escritor vencedor na categoria “Livro Infantil” do Prêmio Jabuti 2020, Otávio Junior.

Às 15h é a vez do “Sarau Dança das Palavras”, com acesso presencial. Contará com curadoria e apresentação de Mirian Cris e participação de Ligia Kamada, Zenilda Lua, Fernando Selmer, a Rapper Camilli Miranda e alunos do Colégio Poliedro. E também do público presente, que poderá declarar seus versos no Microfone Aberto.

Lançando o livro “Diálogos na Pandemia – Diante da ameaça de morte, melhor reinventar a vida!”, Ci Borges e Moacyr Pinto também compõem o evento.

O cantor Martinho da Vila participa da mesa online às 17h, junto a Thais Inocêncio e Brunna Francielle Morais. Para finalizar o segundo dia de FLIM, ocorre um show com Rael do seu novo EP “Capim-Cidreira”. O show será exibido ao vivo nas redes sociais do Parque e em um telão de cinema ao ar livre no Parque Vicentina.

Dia 19/09

Foto: Divulgação/ Danilo Ferrara

No dia 19, às 10h30, as crianças vão se divertir com a contação de histórias online. Carla Yahn contará a história de “Inaê e o Arco Mágico”, uma menina gingante que busca desvendar os mistérios do arco mágico.

O Entrelinhas – Lançamento de Livros, conta com a participação do público, por meio de votação popular entre os dias 9 e 16 de setembro, no facebook da Festa Literomusical. Os 5 mais votados lançarão seus livros no domingo dia 19, às 15h, em mesa literária com transmissão ao vivo.

Encerrando a FLIM 2021, às 17h, acontece um show com Hercules Gomes. Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, ele se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em seu estilo.

Mais detalhes

Foto: Divulgação/ Danilo Ferrara

Para maior controle do número de pessoas, as atividades presenciais da FLIM terão seus ingressos disponibilizados a partir do dia 16, neste site. Com exceção da Alameda dos Poemas Poliedro & Coletivo Lab, que estará aberta no Parque sexta-feira e sábado, das 8h às 21h, e domingo, das 8h às17h.

Para entrar no clima da FLIM, haverá um “esquenta” no dia 12 de setembro. Sandra Guimarães, membro da Academia Joseense de Letras, conduz um bate-papo com os escritores locais que lançarão seus livros durante a Festa. Além disso, acontece o show The Beatles Unplugged, com Raoni Brascher & Matt Honor, em uma releitura dos grandes clássicos da banda inglesa.

Por: Daniel Boechat