Alstom anuncia ampliação da fábrica de Taubaté e criação de 750 empregos
A Alstom irá anunciar a ampliação da unidade de Taubaté e a criação de 750 empregos nesta terça-feira (5). O anúncio detalhado será na sede da empresa, no Vale do Paraíba, com a presença do governador João Doria.
A expansão da fábrica em Taubaté acontece porque a empresa foi escolhida pela concessionária ViaMobilidade, responsável pelas Linhas 8 e 9 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para entregar 36 trens, com oito carros cada, que irão prestar serviço nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do ramal de trens da capital paulista.
Cada tem vai transportar até 2.600 passageiros.
As linhas 08 e 09 da CPTM transportavam mais de um milhão de passageiros por dia, de acordo com dados de antes da Pandemia.
Com o anúncio da expansão a planta de Taubaté vai dobrar a capacidade de produção.
“Estamos muito felizes com a escolha da ViaMobilidade pela Alstom para fabricar os novos trens das Linhas 8 e 9, apoiando os planos do Governo do Estado de fornecer transporte público seguro, confiável e eficiente para os passageiros em São Paulo. Isso reforça a posição da Alstom como um fornecedor global de mobilidade com soluções inovadoras e específicas para as necessidades de cada cliente”, diz Pierre Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil.
Mercado externo
Ao mesmo tempo em que produzira os trens sob demanda para a CPTM, a Alstom já tem acordo fechados para a fabricação do mesmo modelo de trens para o metrô de Bucareste, na Romênia, e o metro de Taipei, em Taiwan.
Mais anúncios
Além do anúncio da expansão do ramal de trens em São Paulo, João Doria ará a entrega de vouchers do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e descerra placa do laboratório da CETESB.