março 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Ações contra a dengue reduzem Avaliação de Densidade Larvária em Ubatuba

O setor de Controle de Endemias, da Secretaria de Saúde de Ubatuba, observou redução na taxa de infestação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), após a nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município.

dengue-ubatuba-capa
Foto: Reprodução/ Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

A ADL apontou taxa de 1,0% na infestação do mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. O índice teve expressiva redução, se comparado com a última análise de abril, que registrou 3,3%.

Os dados foram coletados durante o mês de julho e a redução tira o município do estado de alerta. Para entender melhor, o Ministério da Saúde possui três classificações: até 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco para epidemia de doenças arboviroses.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O responsável pelas equipes de endemias do município, Guilherme Araújo, explica que durante o levantamento da ADL, quase 2 mil casas foram visitadas em diferentes bairros da cidade.

“Nossos agentes colheram informações e foi detectado que as áreas com maior número de recipientes com larvas estão na região do bairro do Horto e na área que compreende do Itamambuca até a Praia Grande”, pontuou Araújo, ressaltando ainda que essas localidades receberão mais ações do setor.

Mesmo com a redução da análise, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população continue eliminando os criadouros do mosquito. Algumas dicas são manter a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, além de não deixar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

De acordo com o Boletim Informativo de Arboviroses de Ubatuba, divulgado nesta segunda-feira (15), o município contabiliza 151 casos de dengue e 78 exames ainda aguardam resultado. A cidade registra também 4 casos de Chikungunya.