Litoral Norte registra apenas uma praia imprópria para banho no feriado de Corpus Christi; Litoral Sul concentra 57 pontos
Quem pretende aproveitar as praias durante o feriado prolongado de Corpus Christi deve ficar atento às condições de balneabilidade divulgadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O levantamento mais recente, atualizado nesta quarta-feira (3), aponta que 58 praias do litoral paulista estão classificadas como impróprias para banho.
De acordo com o relatório, a situação é bastante distinta entre as regiões. Enquanto o Litoral Norte possui apenas um ponto inadequado para os banhistas, sendo a praia do Rio Itamambuca, em Ubatuba, o Litoral Sul concentra 57 praias impróprias.
A próxima atualização do monitoramento está prevista para o dia 11 de junho.
Como é feita a classificação
Segundo a Cetesb, uma praia é considerada imprópria quando as análises identificam índices elevados de contaminação por bactérias na água. Nesses casos, os locais recebem sinalização com bandeiras vermelhas, indicando que o banho não é recomendado.
O órgão alerta que o contato com águas contaminadas pode representar riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.
Praia imprópria no Litoral Norte
Ubatuba
- Rio Itamambuca
Praias impróprias no Litoral Sul
Bertioga
- Enseada (todos os trechos monitorados)
Guarujá
- Perequê
- Enseada (todos os trechos monitorados)
- Pitangueiras (Rua Santos Valadão)
- Astúrias
- Guaiúba
Itanhaém
- Campos Elíseos
- Suarão
- Suarão (AFPESP)
- Parque Balneário
- Centro
- Praia dos Pescadores
- Estância Balneária
- Jardim São Fernando
- Jardim Regina
- Balneário Gaivota
Mongaguá
- Itapoã
- Central
- Vera Cruz
- Santa Eugênia
- Itaóca
- Agenor de Campos
- Flórida Mirim
Peruíbe
- Icaraíba
- Parque Turístico
- Balneário São João Batista
- Centro
Praia Grande
- Canto do Forte
- Boqueirão
- Guilhermina
- Aviação
- Vila Tupi
- Ocian
- Vila Mirim
- Maracanã
- Vila Caiçara
- Real
- Balneário Flórida
- Jardim Solemar
São Vicente
- Praia da Divisa
- Itararé
- Ilha Porchat
- Milionários
- Gonzaguinha
- Prainha
Santos
- Ponta da Praia
- Aparecida
- Embaré
- Boqueirão
- Gonzaga
- Pompeia
Monitoramento é realizado semanalmente
A balneabilidade das praias paulistas é acompanhada semanalmente pela Cetesb por meio da coleta e análise de amostras de água em diferentes pontos do litoral. A recomendação é que os turistas consultem a situação da praia antes de entrar no mar, especialmente durante períodos de grande movimentação como os feriados prolongados.

