Vale do Paraíba: Torcedora acusada de racismo contra menino de 12 anos é solta após audiência em Guaratinguetá
A torcedora acusada de proferir ofensas racistas contra um menino de 12 anos durante uma partida de futebol em Guaratinguetá foi solta pela Justiça, após audiência de custódia.
De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a mulher, de 41 anos, recebeu liberdade provisória, mas deverá cumprir medidas cautelares — que não foram detalhadas pelo órgão.
O caso ocorreu durante o confronto entre Manthiqueira e Corinthians, válido pelo Campeonato Paulista Sub-12. Segundo a Polícia Militar, a suspeita foi detida ainda no estádio, acusada de dirigir insultos racistas a um dos jogadores da equipe da casa.

Ofensas racistas e protocolo antidiscriminação acionado
De acordo com o relato do árbitro Guilherme Drbochlaw, registrado em súmula, o atleta foi alvo de torcedores visitantes com xingamentos racistas, incluindo expressões ofensivas de cunho racial. Um dos xingamentos registrados na súmula foi: “Preto filho da p, sem família, vai tomar no c*”*. Após identificar as ofensas, o árbitro interrompeu a partida e acionou o Protocolo Antirracista do Futebol Paulista, que prevê medidas imediatas em casos de discriminação.
O jogador, abalado, chorou em campo e não retornou ao jogo após o reinício da partida, que já estava nos minutos finais. As autoridades e representantes da Federação Paulista de Futebol (FPF) coletaram depoimentos ainda no local.
Torcida já havia sido advertida antes do episódio
Antes do incidente, a arbitragem já havia sido alertada sobre o comportamento inadequado de parte da torcida do Corinthians. Um funcionário do clube chegou a conversar com os torcedores, pedindo que mantivessem o respeito e evitassem provocações.
