julho 24, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Há 11 meses sem salário, trabalhadores ocupam Avibras em Jacareí

Cerca de 150 trabalhadores da Avibras ocuparam o pátio da empresa, localizada em Jacareí, na manhã desta quinta-feira (14). A decisão foi tomada após a fábrica se recusar a abrir os portões para os metalúrgicos realizarem a assembleia.

 

 

Imagem: Sindicato Metalúrgicos SJC

 

 

Há 11 meses sem receber salários, os operários da Avibras estavam na expectativa de uma reunião entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, marcada para esta quinta. Mas a fábrica desmarcou o encontro na quarta (13).

O Sindicato convocou assembleia com os trabalhadores, e eles voltaram a exigir o pagamento dos salários atrasados. Os metalúrgicos pretendem permanecer no pátio da Avibras até que a empresa dê um posicionamento sobre a situação.

“Os trabalhadores estão angustiados com o desrespeito contínuo da Avibras. São profissionais com altíssima qualificação sem salários. Ao longo desses 11 meses, muitos foram obrigados a ir para a informalidade para tentar manter o sustento de suas famílias. Desesperados, decidiram ocupar o pátio”, explica o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Greve
Os cerca de 1.200 trabalhadores da Avibras estão em greve há um ano e meio. A paralisação começou em setembro de 2022, devido a sucessivos atrasos nos salários. Atualmente, a empresa está em débito com 11 vencimentos.

A Avibras ingressou com pedido de recuperação judicial em março de 2022, no mesmo mês em que demitiu 420 trabalhadores. Os cortes foram cancelados pela Justiça, em resposta a ação movida pelo Sindicato, e os trabalhadores foram transferidos para o regime de layoff. A suspensão dos contratos de trabalho já foi renovada quatro vezes desde então.

Em fevereiro deste ano, o pedido de recuperação judicial foi homologado pela 2ª vara cível de Jacareí.

“O protesto de ocupação também ocorre para chamar a atenção das autoridades, principalmente do governo federal, que tem responsabilidade nessa situação. Estamos diante de uma crise na principal empresa do setor de Defesa do Brasil, com importância estratégica para a soberania nacional. O governo não pode fechar os olhos para isso”, conclui Weller.

 

Avibras

Por nota, a Avibras informou que “prossegue com todos os esforços em sua recuperação econômico-financeira” e destacou que o plano de recuperação da empresa foi homologado pela Justiça recentemente, abrindo a possibilidade de buscar crédito com bancos.

A empresa disse também que segue com esforço de vendas tanto no Brasil quanto no exterior e espera concluir todo o processo o mais breve possível para sanar as pendências trabalhistas e retomar a sua operação.”