setembro 16, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Sonda da Nasa atinge asteroide em primeiro teste de defesa planetária

Uma sonda da NASA, a agência espacial americana, colidiu com sucesso em um asteroide distante a 11 milhões quilômetros da Terra nesta segunda-feira (26), em um teste pioneiro do sistema de defesa planetário do mundo, projetado para evitar uma potencial colisão de meteorito com a Terra.

Trata-se da primeira tentativa da humanidade de alterar o movimento de um asteroide ou de qualquer corpo celeste.

Ilustração da nave espacial da NASA antes do impacto no sistema de asteroides binário Didymos. Foto: NASA/Johns Hopkins/Divulgação via REUTERS

A missão foi planejada para determinar se uma sonda é capaz de mudar a trajetória de um asteroide através de pura força cinética, desviando-o do curso apenas o suficiente para manter nosso planeta fora de perigo.

A sonda da agência espacial colidiu com a lua Dimorphos, que orbita um asteroide um pouco maior chamado de Didymos.

O impacto do alvo desta segunda-feira à noite foi monitorado quase em tempo real a partir do centro de operações da missão no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland.

Aplausos irromperam da sala de controle quando imagens de segundo a segundo do asteroide alvo, capturadas pela câmera de bordo da sonda surgiram e, finalmente, encheram a tela de TV do webcast ao vivo da NASA pouco antes do sinal ser perdido, confirmando que a espaçonave colidiu com Didymos.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Nenhum dos objetos apresenta qualquer ameaça real à Terra, e os cientistas da NASA disseram que o teste não poderia criar um novo perigo por engano.

A NASA explicou que Dimorphos/Didymos são pequenos em comparação com o cataclísmico asteróide Chicxulub que atingiu a Terra há cerca de 66 milhões de anos, destruindo cerca de três quartos das espécies de plantas e animais do mundo, incluindo os dinossauros.

A Nasa investiu mais de US$ 330 milhões neste programa.