julho 22, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Univap anuncia atendimento público em psicologia e retorno às aulas presenciais

Foto: 012 News
Foto: 012 News

O avanço da vacinação contra a Covid-19, bem como a queda no número de internações em UTI (Unidades de Terapia Intensiva), tem servido de base para o Governo do Estado de São Paulo investir na reabertura do comércio permitindo além de reforçar a necessidade da volta gradual das aulas presenciais em instituições de ensino, públicas e privadas. Com base nessa retomada das atividades presenciais, a Rádio 012 News entrevistou na última quarta-feira (25), Milton Beltrame, reitor da UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba.

Beltrame destacou a importância da presença dos alunos na universidade, anda mais por ser um centro de desenvolvimento de ciência e conhecimento, que é de suma importância para o futuro da sociedade. O reitor ressaltou ainda mais a necessidade da presença dos profissionais na instituição, com a abertura do atendimento público na área de psicologia.

“O atendimento de psicologia começa agora. Nós estamos inaugurando o serviço, e esperando a abertura do Plano São Paulo para promovermos o trabalho, que chamamos de serviço escola da psicologia”.

Outro destaque da Univap foi a implantação do Hospital Veterinário, fruto de uma concessão pública vencida pela instituição.

“Apenas esclarecendo, muita gente chama os locais que têm atendimento médico de ‘Hospital’, mas na verdade é uma clínica de pequenos animais e estamos construindo a clínica para grandes animais. Há todas as especialidades, mas o que diferencia uma clínica de um hospital é, principalmente, o período que atende, pois não temos hotel de madrugada para os animais. A clínica da Univap é uma ponte de atendimento público municipal, por força de um convênio que firmamos com a prefeitura. É uma clínica que vem sendo construída há alguns anos, com investimento muito forte da Univap, e não é só uma questão de infraestrutura, tem todo um suporte de técnicos que trabalham na clínica, veterinários, professores, todos para transformar o local em um ambiente de estágio para o aluno”.

Para Beltrame, não seria mais possível postergar o retorno dos alunos às aulas, visto que há um consenso mundial sobre esse tema.

“A nossa proposta é a educação profissional do nosso aluno, então, o nosso objetivo é fazer que este momento seja adaptável. Com a abertura do Plano São Paulo, isso nos permite voltar com as aulas presenciais. Isso é uma decisão quase que global e até a própria ONU (Organização das Nações Unidas), OMS (Organização Mundial da Saúde) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), para voltar o quanto antes. A Univap não pode negligenciar essa questão”.

O retorno às aulas presenciais na Univap já foi definido.

“Praticamente todos os cursos voltarão na próxima segunda-feira (30) com as aulas presenciais, mas não com todas as disciplinas do curso. Um dos cursos que terão menos aulas presenciais, acredito que seja o curso de direito, e os que mais vão ter aulas, são os da área da saúde”.

A 012 News também questionou se haveria a exigência da vacinação dos alunos com as duas doses da vacina contra a Covid-19, para garantir um retorno mais seguro.

“A Universidade tem autonomia e essa medida não cabe. Em primeiro lugar é a conscientização, nós precisamos trabalhar com as pessoas no convencimento. Temos uma posição firme em relação à isso, precisamos conscientizar o aluno, porque a gente precisa tê-lo como alguém que não vai estar atendendo à uma obrigação, mas vai estar fazendo parte de algo que é necessário. Dentro da Universidade não vamos colocar a obrigatoriedade da vacinação, mas para nós é muito claro e evidente que não é possível universidade sem a ciência”

Por: Marcelo Rocha