maio 30, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São José dos Campos sediará Surdolimpíada 2021

surdolimpíada-capa
Foto: Reprodução/ PMSJC

São José dos Campos vai sediar, entre os dias 4 e 7 de dezembro, a Surdolimpíada Nacional 2021. Promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, o evento terá o apoio da Prefeitura.

Nesta segunda-feira (23), dirigentes da confederação farão uma visita técnica para conhecer os locais e equipamentos para as competições.

Participam da Surdolimpíada surdoatletas brasileiros, vindos de estados diferentes do país, filiados às federações estaduais de desportos de surdos.

A competição terá 15 modalidades previstas em disputa, reunindo cerca de 700 atletas e 100 membros de comissões técnicas. Esse evento será o preparativo para a convocação final das seleções brasileiras para Deaflympics, que acontecerá no Brasil em 2022.

Inclusão

Com 36 anos de existência, a confederação conta com cinco mil atletas filiados, vários profissionais que atuam nas comissões técnicas das seleções. Além disso, 120 entidades filiadas em todo o país, com forte atuação na inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte, também integram a confederação.

A surdez em si não implica em restrições à prática de atividade física e não existem esportes mais ou menos adequados para surdos.

Entretanto, as limitações linguísticas e comunicacionais podem dificultar a compreensão e o relacionamento, interferindo na aprendizagem e no comportamento do indivíduo. A prática esportiva é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Por meio do esporte, surdos podem demonstrar sua capacidade à sociedade, fortalecer sua autoestima, entre outros inúmeros benefícios, contribuindo com a inclusão social.

No Brasil existem quase 10,7 milhões de deficientes auditivos, segundo o último censo. Ser surdoatleta é uma atividade que exige talento, dedicação e muito treino. Muitos surdos encontram no esporte uma forma de melhorar sua condição de vida e conseguir reconhecimento da sociedade.