São José dos Campos: Sabesp começa instalação de 300 equipamentos para monitorar abastecimento de água
A Sabesp começa nesta sexta-feira (25) a instalação de aproximadamente 300 equipamentos de monitoramento da rede de água em São José dos Campos. Os dispositivos, chamados de loggers, serão colocados em pontos considerados estratégicos pela companhia.
Segundo a Sabesp, os equipamentos vão registrar e transmitir informações sobre a pressão da água na rede. A proposta é acompanhar as condições do sistema e identificar alterações que possam indicar ocorrências como vazamentos ou possíveis problemas no abastecimento.

Sensores serão instalados em imóveis selecionados
Os loggers serão instalados nas caixas UMA (Unidade de Medição de Água) de imóveis escolhidos de acordo com a localização. Conforme a Sabesp, a distribuição dos equipamentos busca obter informações que representem as condições da rede em diferentes regiões da cidade.
A companhia afirma que os dados coletados poderão ser utilizados pelas equipes responsáveis pela operação para acompanhar alterações na pressão e avaliar eventuais ocorrências no sistema.
A instalação será realizada por uma empresa contratada pela Sabesp. Os funcionários estarão uniformizados e identificados e, segundo a companhia, não precisarão entrar na área interna dos imóveis.
De acordo com a Sabesp, o serviço não terá custo para os clientes e não deverá interferir no abastecimento de água dos imóveis onde os equipamentos forem instalados.
Instalação faz parte de projeto regional
A implantação dos equipamentos em São José dos Campos integra uma ação regional da Sabesp e está relacionada à Deliberação ARSESP nº 1.621/2024.
No Vale do Paraíba, a instalação começou em 21 de setembro. Até quinta-feira (24), 13 equipamentos já haviam sido instalados na região.
Ao todo, estão previstos 695 loggers nos municípios do Vale do Paraíba atendidos pela Sabesp. A previsão informada pela companhia é concluir a instalação até o fim deste ano.
Como funciona o monitoramento
Os sensores fazem o acompanhamento da pressão da água na rede de abastecimento e transmitem os dados para análise. A partir dessas informações, a Sabesp poderá identificar alterações nos parâmetros monitorados e avaliar a necessidade de atuação das equipes.
A companhia afirma que o sistema será utilizado como uma ferramenta de acompanhamento da rede, permitindo a identificação de mudanças nas condições de abastecimento antes que elas necessariamente sejam percebidas pelos consumidores.
