julho 17, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São José dos Campos: Autuações por descarte irregular de lixo crescem 221% no primeiro semestre

A Prefeitura de São José dos Campos registrou 485 autuações por descarte irregular de lixo e entulho em áreas públicas durante o primeiro semestre de 2026. O levantamento mostra que o número já ultrapassa o total contabilizado em todo o ano de 2025, quando foram aplicadas 407 autuações.

Segundo a administração municipal, 416 ocorrências foram identificadas com o apoio das câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que realiza monitoramento contínuo em diferentes regiões da cidade.

Imagem: Reprodução

Número de autuações mais que triplica em relação a 2025

No mesmo período do ano passado, haviam sido registradas 151 autuações. Com os 485 casos deste semestre, o aumento foi de aproximadamente 221%, conforme os dados divulgados pela Prefeitura.

As penalidades variam conforme o tipo e o volume do material descartado de forma irregular. De acordo com a Lei Municipal nº 7.815/2009, as multas podem variar entre R$ 1.222 e R$ 35 mil.

População pode denunciar descarte irregular

A Prefeitura orienta que moradores denunciem casos de descarte irregular por meio da Central 156 (telefone, site ou aplicativo) ou pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo a administração, as denúncias podem ser feitas de forma gratuita e anônima.

Cidade conta com 15 Pontos de Entrega Voluntária

Como alternativa para o descarte correto de resíduos, São José dos Campos possui 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos pelas diferentes regiões do município, incluindo os distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

O serviço é gratuito e permite o descarte de até 1 metro cúbico de resíduos por entrega.

Materiais aceitos nos PEVs

  • Entulho de obras (tijolos, telhas, pisos e tubulações);
  • Móveis e eletrodomésticos;
  • Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes;
  • Resíduos de poda e jardinagem;
  • Papel, papelão e óleo de cozinha usado.

Horário de funcionamento

  • Segunda a sábado: das 8h às 17h;
  • Domingos e feriados: das 8h às 12h.