São Paulo: Governo autoriza concurso da PM com 4 mil vagas e salário inicial de R$ 5,4 mil
O Governo de São Paulo autorizou a realização de um novo concurso público da Polícia Militar (PM) para o cargo de aluno-soldado. Ao todo, serão oferecidas 4 mil vagas, com salário inicial de R$ 5.460,65.
A autorização foi publicada na segunda-feira (29) e prevê a realização de dois concursos, cada um com 2 mil vagas. De acordo com o cronograma divulgado, as nomeações dos candidatos aprovados estão previstas para maio e novembro de 2028.
Com a autorização oficial, o próximo passo será a contratação da banca organizadora. Na sequência, deverão ser publicados o edital, o cronograma completo e o período de inscrições.
Além da nova seleção autorizada, a Polícia Militar de São Paulo mantém concursos públicos em andamento.
Um deles oferece vagas para o cargo de soldado, com inscrições abertas até 21 de agosto, por meio da Fundação Vunesp.
Link para inscrição: https://www.vunesp.com.br/PMES2601
Também está em andamento outro processo seletivo para aluno-oficial, com 200 vagas e inscrições abertas até 15 de julho.

Estado amplia efetivo das forças de segurança
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), desde 2023 já foram formados mais de 16,2 mil profissionais das forças de segurança pública do Estado, entre policiais militares, policiais civis e integrantes da Polícia Técnico-Científica.
A pasta informou ainda que existem 2,2 mil agentes em formação, 5,7 mil vagas em concursos em andamento e outras 6,3 mil vagas já autorizadas.
