Litoral Norte: obras ampliam rede de água e esgoto e devem beneficiar 24 mil moradores
Moradores de São Sebastião e Ubatuba devem ser beneficiados por um pacote de obras de ampliação dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto no Litoral Norte paulista. De acordo com a Sabesp, o investimento previsto é de R$ 33,7 milhões, com execução das intervenções até 2027.
A iniciativa contempla áreas que ainda não possuem cobertura completa de saneamento básico e, segundo a companhia, deverá atender cerca de 24 mil moradores. As obras incluem a implantação de novas ligações de água tratada e esgoto, além da expansão da infraestrutura em comunidades e bairros das duas cidades.
Em São Sebastião, estão previstas aproximadamente 2.300 novas ligações de água e 700 ligações de esgoto. As intervenções abrangem localidades como Sertão do Cambury, incluindo Vila Débora, Lobo Guará, Areião, Rio das Pedras, Estrada do Piavú e áreas adjacentes, além dos bairros Topolândia, Baleia Verde e Vila Sahy.
Já em Ubatuba, o cronograma prevê a instalação de cerca de 3.400 novas ligações de água tratada e 3.600 ligações de coleta de esgoto. As melhorias devem atender os núcleos Botafogo, Sumidouro, Cachoeira dos Macacos, Vale do Sol e Sesmarias.

Segundo a Sabesp, a ampliação da rede faz parte das metas de universalização dos serviços de saneamento e busca ampliar o acesso da população à infraestrutura básica. A companhia também destaca que as obras podem contribuir para a redução da poluição em rios e áreas costeiras, além de favorecer a preservação ambiental.
O projeto está alinhado às metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece a ampliação do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto nos municípios brasileiros nos próximos anos.
