julho 1, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São José dos Campos: estudantes da Unesp fazem protesto após denúncias de violência sexual

Estudantes da Universidade Estadual Paulista realizaram um protesto no início da tarde desta segunda-feira (4), no campus da Avenida Engenheiro Francisco José Longo, em São José dos Campos, pedindo a investigação de uma denúncia de violência sexual ocorrida em abril de 2023.

A mobilização ocorre após uma ex-aluna do curso de Odontologia divulgar, na última semana, um vídeo nas redes sociais relatando ter sido vítima de um professor.

Imagem: Reprodução

Cartazes e mensagens marcaram o ato

Durante a manifestação, estudantes exibiram cartazes com frases como “A culpa nunca é da vítima”, “Respeito não é favor, é direito” e “Denuncie: ligue 180”, chamando atenção para o tema e cobrando medidas de prevenção e acolhimento.


Caso foi registrado e formalizado

A denúncia foi registrada inicialmente por meio de boletim de ocorrência online no último sábado. Já nesta segunda-feira (4), a ex-aluna compareceu à Delegacia da Mulher de São José dos Campos para formalizar o caso.


Universidade se manifesta e diz acompanhar situação

Em nota, o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unesp informou que acompanha o caso e reiterou repúdio a qualquer forma de assédio. A instituição declarou solidariedade a possíveis vítimas e destacou a existência de canais institucionais de acolhimento e denúncia, como Ouvidoria Geral, Ouvidoria Local e a própria direção da unidade.

Segundo a universidade, os registros são apurados de acordo com normas internas e legislação vigente.


Direito de manifestação é reconhecido

A direção também reconheceu o direito de manifestação dos estudantes, ressaltando que os atos devem ocorrer com respeito, responsabilidade e dentro dos limites legais.