Vale do Paraíba: emprego formal atinge 644 mil vagas e registra melhor resultado em cinco anos
O Vale do Paraíba alcançou 644.056 empregos com carteira assinada em novembro de 2025, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. O número representa o melhor desempenho do mercado formal nos últimos cinco anos.
Na comparação com novembro de 2024, quando a região contabilizava 621,1 mil vínculos ativos, houve um crescimento de 3,7%, com a criação de 22,9 mil novos postos de trabalho formais.
Concentração de vagas nas maiores cidades
De acordo com o levantamento, 13 municípios do Vale do Paraíba já ultrapassam a marca de 10 mil empregos formais. O maior estoque está em São José dos Campos, que soma 215.475 vagas, respondendo por 33,46% de todo o emprego formal da região.
Na sequência aparecem Taubaté, com 91.163 postos de trabalho (14% do total), Jacareí (55,5 mil), Pindamonhangaba (38,6 mil), Guaratinguetá (31,9 mil), Caraguatatuba (27 mil) e Caçapava (23,2 mil).
Maioria das vagas está nos maiores municípios
Os dez maiores municípios do Vale do Paraíba concentram 84,7% do estoque de empregos formais, totalizando 545,5 mil vagas em novembro de 2025, conforme os dados oficiais do Caged.
Maior nível desde o início da pandemia
O atual patamar é o mais elevado desde janeiro de 2020, período que marcou o início da pandemia da Covid-19. Desde então, o número de empregos formais na região saltou de 525,3 mil para 644,05 mil, um avanço de 21,57%, equivalente a 118,6 mil novos postos de trabalho — volume superior à população inteira de 33 cidades do Vale do Paraíba.

