julho 4, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Litoral Norte: Cemaden aponta alto risco de deslizamentos e alagamentos após chuvas intensas

O Litoral Norte de São Paulo permanece em estado de alerta nesta terça-feira (25) devido ao risco elevado de deslizamentos de terra, alagamentos e outros transtornos provocados pelo forte volume de chuva registrado nos últimos dias.

Imagem: Reprodução

Caraguatatuba recebeu alerta extremo da Defesa Civil

Na noite de segunda-feira (24), moradores de Caraguatatuba foram surpreendidos por um alerta extremo da Defesa Civil. A notificação, enviada diretamente aos celulares, informava que o acumulado elevado de chuva aumentava o risco de deslizamentos e recomendava que a população buscasse locais seguros.

Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), todas as quatro cidades do Litoral Norte estão sob observação, com monitoramento em tempo real.


Ubatuba e Caraguatatuba têm maior risco; Ilhabela e São Sebastião seguem em alerta moderado

Os dados do Cemaden mostram que:

  • Ubatuba e Caraguatatuba estão classificadas no nível laranja, indicando alto risco de deslizamentos e alagamentos.

  • Ilhabela e São Sebastião aparecem em nível amarelo, de risco moderado.

O órgão mantém contato direto com as Defesas Civis municipais para orientar ações emergenciais.


Volume de chuva supera médias e intensifica riscos

O grande acumulado de chuva é o principal fator de risco. Em Ubatuba, a estação do bairro Tenório registrou 243 mm em apenas 48 horas — quase todo o volume esperado para todo o mês de novembro (263 mm).

Outros acumulados registrados nas últimas 48 horas:

  • Ubatuba: 243 mm

  • Caraguatatuba: 165 mm (com maior concentração na Fazenda Serra Mar)

  • São Sebastião: 109 mm (maior índice no bairro Barequeçaba)

  • Ilhabela: 112 mm (na estação da Barra Velha)


Ocorrências e situação atual das cidades

Entre a noite de segunda e a manhã desta terça, Caraguatatuba registrou o alagamento de uma residência e quatro quedas de árvores causadas por chuva e ventos fortes. Não houve feridos.

Em Ubatuba, a Defesa Civil informou que nenhuma escola teve as aulas suspensas e que a cidade amanheceu com tempo firme, mantendo apenas o monitoramento preventivo.

Até o momento, não há registros de danos significativos nas demais cidades do Litoral Norte.