setembro 5, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Lula sanciona lei que veta linguagem neutra em órgãos públicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (18) a lei que proíbe o uso de linguagem neutra em órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A medida faz parte da Política Nacional de Linguagem Simples, aprovada com o objetivo de padronizar comunicações oficiais e reforçar o uso das normas tradicionais da língua portuguesa. Um dos trechos sancionados por Lula estabelece que a administração pública deve:

“Não usar novas formas de flexão de gênero e número das palavras da língua portuguesa, em desacordo com as regras gramaticais consolidadas, com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e com o Acordo Ortográfico de 2008.”

Imagem: Reprodução/Agência Brasil

Uso da linguagem neutra já havia sido testado no governo

Nos primeiros meses da atual gestão, alguns ministros chegaram a adotar expressões neutras em discursos. Em janeiro de 2023, por exemplo, Alexandre Padilha, então ministro das Relações Institucionais, cumprimentou o público com: “boa tarde a todos, a todas e todes”.

A nova lei, porém, estabelece diretrizes claras contra esse tipo de flexão em atos oficiais.

Regra vale para documentos, comunicados e atos administrativos

A legislação sancionada determina que todos os documentos públicos devem seguir padrões específicos:

  • frases curtas e em ordem direta;

  • uma ideia por parágrafo;

  • uso de palavras comuns e de fácil compreensão;

  • substituição de termos técnicos por sinônimos ou explicações claras;

  • evitar estrangeirismos que não sejam amplamente usados;

  • proibição de palavras pejorativas, redundâncias e expressões imprecisas.

Comunicação adaptada para povos indígenas e pessoas com deficiência

Em casos de comunicação voltada a comunidades indígenas, o texto deverá ser publicado também na língua original dos destinatários, sempre que possível, além da versão em português. A mesma regra vale para conteúdos direcionados a pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com acessibilidade.