julho 23, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Trabalhadores da Gerdau ameaçam entrar em greve em Pindamonhangaba

Os trabalhadores da Gerdau em Pindamonhangaba votam nesta quinta-feira, dia 30, a entrega de um comunicado de greve à direção da empresa pela Campanha Salarial. Após 48 horas da entrega do documento, a greve pode ser deflagrada.

 

 

Imagem: Sindicato Metalúrgicos Pindamonhangaba

 

 

 

 

De acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, “a medida foi aprovada por unanimidade no turno da manhã e será votada também nos demais turnos”.

Ainda segundo o Sindicato passado três meses da data-base, não há nenhuma proposta de reajuste salarial. “A empresa apenas sinalizou a mesma proposta que fez para outra unidade no Rio de Janeiro, com índice abaixo da inflação”.

De acordo com o presidente da entidade, André Oliveira, o comunicado de greve também resguarda o emprego dos trabalhadores diante da ameaça que a Gerdau tem feito de demissões em massa em nível nacional.

“A empresa está buscando uma condição mais favorável, cobrando o aumento da taxa de importação do aço para barrar a entrada de produtos da China no país, mas faz isso ameaçando demitir em massa, sendo que o próprio relatório financeiro da empresa afirma que Gerdau sustentou níveis saudáveis de rentabilidade”, disse.

 

A unidade de Pinda atua no ramo do aço com foco no mercado automotivo e hoje tem 2.600 trabalhadores.